Alunos do Colégio Ana Vanda visitam o Poder Legislativo

por Imprensa publicado 19/05/2023 18h17, última modificação 19/05/2023 18h17
Três turmas puderam conhecer o plenário da Câmara e fazer perguntas a vereadoras

A sexta-feira foi diferente no Poder Legislativo de Guarapuava. A calmaria e o silêncio dos servidores trabalhando deu espaço ao burburinho e curiosidade. O plenário, geralmente vazio, já que no dia não costumam ocorrer sessões, lotou. Isso acontece porque três turmas de alunos do 7º ano do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara visitaram a estrutura da Câmara de Guarapuava.

O encontro ocorreu como um estudo de campo da disciplina de Geografia. Segundo conta a professora Elza de Farias, atualmente estão sendo trabalhados temas como a organização política e a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial nas aulas. Dessa forma, conhecer como funciona o legislativo e quais projetos de lei tramitam para tratar da preservação foi essencial para as turmas.

Com os olhos brilhando em conhecer o espaço e com a curiosidade afiada, os alunos se sentaram nas bancadas e fizeram perguntas às vereadoras Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT) que os receberam. Além delas, o servidor e ex-vereador, Joarez Campos Ribas, também compartilhou sua experiência.

Transformando a criança de hoje no cidadão pleno do amanhã

Izaque Vaz da Silva, um dos alunos presentes, compartilha essa é a primeira vez que esteve na Câmara. Ele conta que gostou das respostas recebidas.  “Eu achei muito interessante, foram várias coisas específicas que cada vereador trabalha. Eu me interessei bastante”, revela o estudante.

Sua colega, Algelaine dos Santos Oliveira, também visitou o espaço pela primeira vez. “Eu gostei muito de vir aqui, sentar na cadeira dos vereadores e também por terem nos respondido. Foram respostas muito boas”, diz.

Quem também saiu satisfeita com o conteúdo trabalhado foi a professora Elza. Além de agradecer ao Presidente Pedro Moraes por ter aceitado o pedido para a visita e aos servidores e vereadoras pela recepção, ela diz que o saldo do encontro é mais do que positivo. "Os resultados foram excelentes para nossos alunos. Muito melhor do que aprender em sala de aula é aprender fora, transformando a criança de hoje no cidadão pleno do amanhã”, observa a docente.

A visita também foi acompanhada pelos acadêmicos de Geografia da Unicentro, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) realizando atividades no colégio Ana Vanda. Uma das bolsistas, Erika Estefanski, crê que esse trabalho de campo irá influenciar positivamente as ações. “Fortalece a nossa relação com os alunos. E é bom proporcionar coisas diferentes para eles também”, relata.

Experiências únicas

A professora Terezinha conversou com os alunos e respondeu aos questionamentos trazidos. Para ela, a visita é fundamental para a formação política dos adolescentes. “Para entender a própria escola como um espaço político, não um espaço partidário, ou de ocupar cargos, mas sim de debate, de entender como funciona a política. Saber que é uma atividade humana necessária e que é o que garante os direitos da população”, reflete.

Além disso, a vereadora também acredita que uma atividade como essa, que foge da rotina e em um espaço diferente, vai ficar marcado na vida escolar dos adolescentes. “Eu tenho certeza que nunca vão esquecer do dia que vieram aqui”, completa. A opinião é compartilhada por sua colega Cris Wainer. Para ela, o encontro também ressalta que a Câmara não é um espaço intocável.  “Trazê-los aqui mostra que esse é um espaço real, que faz parte da nossa vida”, explica.

Cris Wainer também lembra que o momento foi enriquecedor como agente político. “Quando um aluno ou uma aluna nos pergunta porque escolhemos estar aqui, parece que é simples, mas é algo muito profundo. Eu gostaria de agradecer ao colégio Ana Vanda, aos professores, a vereadora Terezinha, aos vereadores que passaram por lá e também a esta Casa, por entender que esse espaço deve ser compartilhado a população”, conclui.