Almira Angeluci - terceira vereadora eleita

por Imprensa publicado 30/05/2023 16h45, última modificação 31/05/2023 15h23
Ex-vereadora será homenageada pela Galeria Lilás, que reconhece a participação feminina nos 170 anos do Poder Legislativo

Foi para dar continuidade ao atendimento político à sua comunidade, que Almira Angeluci se candidatou para o cargo no Poder Legislativo. Na época, seu marido, que também foi vereador, Dorival Angeluci, decidiu não participar do pleito. Para não deixar os eleitores na mão ela decidiu concorrer.

Por ter tido participação importante nas jornadas de seu marido, Almira já conhecia o jogo político. Ela ajudou a formar a base eleitoral, na localidade do Faxinal dos Fiuzas. Foi mais do que natural sua candidatura e consequente eleição. “Ela sabia tudo da Câmara Municipal, além do que não pretendia abandonar os eleitores já conquistados pela família e queria dar o mesmo atendimento aos amigos e companheiros políticos”, recorda seu marido.

É com esse cenário que Almira, em 1996, se tornou a terceira mulher a se tornar vereadora em Guarapuava.

Atuação nas comissões

A oportunidade de servir a população era o que mais encantava Dona Almira a ser vereadora. Durante suas passagens como vereadora, entre 1997 e 2000, e posteriormente como suplente, entre 2011 e 2012, buscou defender os interesses das 14 comunidades rurais que representava, além da população do meio urbano.

Como legado, Dorival acredita que sua esposa deixou a atuação legislativa, nas comissões de Justiça e Redação e também na Comissão de Educação. “Ela teve participação atuante na ampla discussão do Estatuto Próprio do Magistério do Município de Guarapuava”, lembra.

Almira Angelucci faleceu em 2022. Hoje, no dia 30/05, completaria 74 anos.

Galeria Lilás

Almira será uma das homenageadas pela Galeria Lilás, uma iniciativa parte das comemorações dos 170 anos do Poder Legislativo que reconhece a trajetória de mulheres na política de Guarapuava. A inauguração acontece nesta quarta-feira, 31/05, às 18:30.