Aepapa: mais de 100 artigos científicos ligados a instituição já foram publicados

por Imprensa publicado 14/08/2023 18h59, última modificação 14/08/2023 18h59
Em visita a Aepapa, presidente do Poder Legislativo conheceu o trabalho da organização, que atua ajudando pessoas com Alzheimer e suas famílias

Na última sexta-feira, 11/08, a Aepapa (Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio às Pessoas com Alzheimer) recebeu em sua sede uma comitiva do Poder Legislativo. A visita serviu para mostrar o trabalho realizado no local, bem como aproximar as instituições.

Na ocasião, o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, esteve acompanhado pela vereadora Professora Terezinha (PT) e por Eli Machado Filho, assessor do deputado federal Tadeu Veneri (PT). Eles presenciaram uma dinâmica com assistidos da Aepapa, que atualmente possui 62 famílias cadastradas, atendendo aproximadamente 300 pessoas.

A visita também serviu para entender os objetivos da organização. A ideia é entender como os vereadores podem trabalhar para contribuir com o trabalho realizado por lá.

A Professora Doutora Juliana Sartori Bonini, fundadora e atual presidenta da Aepapa, foi uma das responsáveis por apresentar o trabalho realizado. Ela destaca que além do auxílio aos portadores do Mal de Alzheimer e suas famílias em nível local, a instituição contribui para o avanço da ciência internacionalmente. Já são mais de 100 publicações de artigos ligados ao trabalho realizado lá, muitos deles publicados em idioma estrangeiro. Também são dezenas de profissionais que realizaram mestrado ou doutorado e passaram pela associação.

Aepapa busca apoio

Os atendimentos são na sede da Aepapa, no núcleo Rocha Loures, e ao domicílio, já que a condição de muitas pessoas com Alzheimer dificulta sair de casa. Segundo explica a presidenta, a doença é uma cadeia de sintomas, que atinge a pessoa. “Precisamos de uma aproximação com o Poder Público para poder aumentar a quantidade de pessoas que atendem e trabalham aqui. Levamos uma bandeira que é de toda a sociedade. E a tendência é que o número de pessoas com Alzheimer aumente”, compartilhou Juliana.

Uma das responsáveis por articular o encontro, Professora Terezinha comentou que foi muito bom ver como é um atendimento, além disso, ela reforçou a necessidade de viabilizar apoio para a organização. “É justamente para conhecer o trabalho que a Aepapa realiza, para compreender a importância que a associação tem para as famílias que precisam desse atendimento e que pelo serviço público não têm. A Aepapa cumpre esse papel do poder público. E isso precisa também de recursos públicos. A visita foi nesse sentido, de a gente unir forças”, destacou.

O Presidente Pedro Moraes lembrou que tem a luta pela saúde como uma das mais importantes desde que se tornou vereador. Nesse sentido, ele disse que é importante visitar e ver o trabalho da associação. “Sem dúvidas o que a Aepapa realiza tem tido impacto positivo em nossa cidade. Agora vamos estudar as possibilidades e buscar encaminhamentos para as demandas que eles apresentaram”, apontou.

População também pode ajudar a Aepapa

Parte dos recursos que financiam o funcionamento da Aepapa vem de doações. Segundo a gestora da associação, Fernanda Correa de Melo, a maioria das doações vem do telemarketing. Uma empresa terceirizada faz os pedidos de doação em mais de 40 municípios, o que gera uma renda fixa.

Atividades pontuais de caráter beneficente também contribuem para a Aepapa. “São ações entre amigos, eventos e coisas nesse sentido. E quem tiver interesse em doar, dá uma ligadinha aqui na associação. E quem receber uma ligação do telemarketing que atenda com carinho, que são por meia delas que nosso trabalho consegue ser realizado”, finaliza Fernanda.

Mais informações sobre a Aepapa podem ser obtidas pelas redes sociais. Acesse os contatos clicando aqui.