Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / ACIG Jovem apresenta na Câmara o Feirão do Imposto 2026 e convida população para ações de educação fiscal e tributária

ACIG Jovem apresenta na Câmara o Feirão do Imposto 2026 e convida população para ações de educação fiscal e tributária

por Imprensa publicado 12/05/2026 18h18, última modificação 12/05/2026 18h18
Evento anual, que integra o calendário oficial do município desde 2024, promove palestras, Dia D de conscientização e audiência pública com o tema "O preço por trás das siglas"
ACIG Jovem apresenta na Câmara o Feirão do Imposto 2026 e convida população para ações de educação fiscal e tributária

Foto: Diretoria de Comunicação

O plenário da Câmara de Guarapuava recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira (12/05), a visita de parte da diretoria da ACIG Jovem, que é o Conselho Jovem da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava. Atendendo o Requerimento 177/2026, de autoria do vereador Pedro Moraes (MDB), os membros da entidade usaram o espaço para explicar sobre o “Feirão do Imposto 2026”, evento de conscientização que acontece anualmente durante todo o mês de maio.

O Feirão do Imposto é idealizado pela CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários) e, no Estado do Paraná, é desenvolvido pela FACIAP Jovem, sendo reconhecido como o maior movimento de educação fiscal e transparência tributária do país. Por meio de ações práticas e informativas, o projeto busca demonstrar, de forma clara e acessível, o impacto dos tributos no cotidiano da população, especialmente no preço de produtos e serviços. 

Devido o impacto positivo do evento, no ano de 2024 o Feirão do Imposto entrou para o calendário oficial do município através do Projeto de Lei Ordinária (L) 45/2024, de autoria do vereador Nego Silvio (PL).


Informação fiscal e tributária à disposição da população

Dentro do calendário de atividades previstas para o Feirão do Imposto 2026, que neste ano leva o tema “O preço por trás das siglas”, estão palestras em instituições privadas e de ensino locais e um Dia D de conscientização para a população.

Para o presidente da ACIG Jovem, Lucas Balena, difundir atividades que auxiliem a população em questões fiscais e tributárias, faz com que o município ganhe de forma geral. “As atividades que nós fazemos, são atividades de conscientização da população para que ela entenda a alta carga tributária que ela está suportando e como que isso pode ser reduzido, o que que ela deve fazer e também deve cobrar”, afirma. 

Para as empresas e a população de Guarapuava, ter acesso a essas informações, de uma forma didática, representa consumidores mais conscientes. O Diretor Jurídico da ACIG Jovem, Lucas Sobranski, que fez uso da tribuna durante a sessão, destacou que contar com a abertura de portas do Legislativo é de suma importância. “A gente agradece a Câmara por ter aberto esse espaço, porque é muito importante a gente divulgar essa conscientização, esse programa do Feirão de Impostos, para que toda a população fique sabendo os cronogramas que vão ocorrer no mês de maio, e com isso, a sociedade sabendo quanto de tributo que tá pagando, ela consegue depois pedir um respaldo dos entes públicos em relação a essa carga tributária que eles arcam”, finalizou Lucas.


Radar da Transparência Radar da Transparência

Ordem do dia

Redes Sociais
Redes Sociais