Ação do Outubro Rosa promove saúde e autocuidado na Câmara de Guarapuava
A Câmara de Guarapuava promoveu, na tarde de quarta-feira (09/10), uma ação em referência ao Outubro Rosa, campanha voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O evento, organizado pela Bancada Feminina com apoio da Presidência da Casa, reuniu servidoras no plenário para uma tarde dedicada à informação e ao autocuidado.
Participaram do encontro as vereadoras Rita Felchak (MDB), Cris Wainer (PT), Professora Terezinha (PT) e a procuradora da Mulher da Câmara de Guarapuava, Profª Bia (PV).
A palestra está disponível na íntegra para toda a população acompanhar pelo YouTube. 
Prevenção e hábitos de cuidado
A atividade contou com a palestra “Câncer de mama e de colo de útero: conhecer para prevenir”, ministrada pela enfermeira Dra. Maria Lucia Raimondo, que destacou a importância da prevenção e da realização de exames regulares. “O câncer de colo de útero tem como principal fator a contaminação pelo HPV, e por isso temos a vacina disponível no sistema público de saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos”, explicou a palestrante.
A enfermeira também explicou que o câncer de mama envolve outros fatores. “A herança familiar e hábitos de vida. Praticar atividade física, evitar o consumo de bebida alcoólica e manter uma alimentação saudável são medidas importantes, além, é claro, da mamografia periódica”, .
Servidoras destacam a importância do tema
As servidoras destacaram a relevância do evento e o aprendizado proporcionado pela palestra. Para Laura Aparecida Lopes, o encontro trouxe informações importantes. “A gente acha que sabe de tudo, mas sempre aprende algo novo. Gostei muito de saber sobre o câncer de mama masculino e sobre a vacina do HPV, que na minha época nem existia, contou.
Já Ana Paula Marcelino destacou a necessidade de ampliar o debate sobre o tema durante todo o ano. “Foi uma palestra muito enriquecedora. Mesmo com tanto acesso à informação, percebi que ainda há muito que não sabemos. E é por isso que muitas mulheres ainda são acometidas pela doença. Momentos como esse deveriam acontecer não só em outubro, mas ao longo de todo o ano”, afirmou Ana Paula.
Clã das Cicatrizes
O evento também contou com a participação das artistas Dani Leela e Joice Tesseroli, que apresentaram a exposição “Clã das Cicatrizes”, em exibição na Câmara até segunda-feira (13/10).
 













