30 anos da Justiça Federal em Guarapuava tem noite de celebração

por Imprensa publicado 13/06/2023 20h30, última modificação 13/06/2023 20h30
Plenário do Poder Legislativo recebeu a solenidade que celebrou a instalação da Subseção Guarapuava

Comemorar a história da justiça federal em Guarapuava e as pessoas que dela fizeram parte. Com esse objetivo, uma cerimônia especial ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores. Reunindo autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário, além de servidores da Justiça Federal, a noite festejou os 30 anos da Subseção Judiciária em Guarapuava.

A sessão solene foi presidida pelo Desembargador Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Durante o evento uma série de homenagens foram entregues àqueles que fizeram parte da história da instituição nessas três décadas de atuação.

Reconhecendo a história

Segundo o presidente do TRF4, a instituição se construiu com atuação dedicada e comprometida de seus juízes e servidores. “Todos. Os pioneiros, os que aqui passaram ao longo destes 30 anos, os que ainda permanecem, todos são importantes e merecem o reconhecimento que hoje aqui fazemos”, compartilhou.

Além disso, o Dr. Ricardo Teixeira do Valle Pereira também agradeceu as homenagens prestadas, inclusive pelo Poder Legislativo, à Justiça Federal. “Em nome do tribunal, eu agradeço essa homenagem que temos hoje prestada na Casa do Povo”, destacou o desembargador e presidente do TRF4.

A Juíza Federal Marta Ribeiro Pacheco reforçou que a data era para ser celebrada. “Não podemos deixar de render homenagens e reconhecer os pioneiros e aqueles que fazem essa Subseção crescer e  ser motivo de orgulho não só para Guarapuava, mas para todos o povo paranaense", complementou a Diretora do Foro da Subseção Judiciária de Guarapuava.

Poder Legislativo destaca atuação da Subseção Judiciária de Guarapuava

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, reforçou o apoio e disponibilidade que a Casa de Leis tem para com a Justiça Federal. “O Poder Legislativo esse ano completa 170 anos. A nossa vontade é que daqui para a frente os laços com o judiciário, e em especial com a Justiça Federal que recebemos aqui hoje, sejam cada vez mais estreitos”, disse.

Na ocasião, além de ceder o espaço para a festividade, o Poder Legislativo também entregou dois símbolos de reconhecimento à justiça federal. O Primeiro, é o título de Cidadão Honorário ao Desembargador José Carlos Cal Garcia (In Memorian).

Em 1993, o então Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi um dos responsáveis por conduzir a inauguração da 1ª Vara Federal de Guarapuava. O título foi concedido pela Lei Ordinária 306 de 1992, e foi entregue à senhora Helena Garcia, viúva do desembargador, acompanhada de seus filhos.

Além disso, uma Moção de Aplausos e Congratulações, proposta pelo requerimento de autoria de Nego Silvio (Podemos) e da vereadora Professora Terezinha (PT), e assinado por todo os vereadores, foi entregue. “A Subseção comemora 30 anos com um trabalho de excelência desenvolvido em Guarapuava e região. Essa é uma forma de parabenizar a todos os servidores da Justiça Federal”, destacou o vereador.