“Semana de Conscientização da Causa Animal” vira Lei em Guarapuava

por Imprensa publicado 20/04/2023 15h59, última modificação 20/04/2023 15h59
Ação ocorrerá todos os anos em outubro. O objetivo é incentivar e promover o bem-estar animal

Pensando em promover uma forma de aumentar o bem-estar dos animais, uma nova política pública entrou em vigor em Guarapuava.

A Lei 3427 de 2023, de autoria da vereadora Profª Bia (MDB), foi sancionada pelo Executivo no começo de abril e publicada no Boletim Oficial do Município no último dia 12. Desse modo, fica instituída a Semana de Conscientização da Causa Animal em Guarapuava. A iniciativa deve ocorrer todos os anos, sempre na semana do dia 04 de outubro.

Conscientizar é uma forma de cuidar

Durante o período reservado para essa ação, ocorrerão atividades voltadas a informar a população sobre os cuidados com os animais, com ênfase em vacinação, castração e bem-estar.

Essas medidas, além de protegerem os animais, focam em conter problemas que podem ser considerados de saúde pública. Algumas das doenças de cães, gatos ou outras espécies, que são prevenidas com a vacina, podem atingir humanos, é o caso da raiva, por exemplo. Já a castração é uma medida que ajuda a controlar a população de animais de rua, além de evitar o surgimento de problemas de saúde em animais, como é o caso da piometra e alguns tipos de cânceres.

Outro objetivo é que essa campanha anual sirva auxílio no combate ao abandono que sofrem as populações de cães e gatos em Guarapuava.. De acordo com a justificativa do então Projeto de Lei, os dados mais atualizados relatam pelo menos 80 mil animais abandonados na cidade. Assim, as ações educativas a serem desenvolvidas também deverão focar no incentivo à adoção responsável.

Parceria com a sociedade

Ainda de acordo com a nova Lei, Fica autorizado que o Município celebre convênios com instituições públicas e privadas. No mesmo sentido, Organizações Não-Governamentais e com declaração de utilidade pública municipal também poderão firmar tais convênios.