172 anos da Câmara de Guarapuava: conheça os vereadores de todos os 42 mandatos

por Imprensa publicado 09/04/2025 17h20, última modificação 10/04/2025 16h22
Pesquisadora Rafaela Hyczy compartilha levantamento com a composição completa da Câmara desde 1853

Você sabe quantos vereadores e vereadoras Guarapuava já teve? Quem ocupou o cargo por mais tempo? E quantos mandatos já foram registrados?

Desde 1853, Guarapuava teve 340 parlamentares, distribuídos em 42 mandatos. O recordista em número de mandatos é Elcio Melhem, com dez passagens pela Casa Legislativa.

Essas e outras informações agora estão disponíveis ao público, por meio de uma planilha disponibilizada pela Diretoria de Comunicação, em comemoração aos 172 anos do Poder Legislativo Municipal.

Levantamento foi feito por pesquisadora

O material foi elaborado a partir do trabalho da pesquisadora e servidora da Câmara, Rafaela Hyczy, que gentilmente compartilhou os dados com o público. Rafaela está concluindo o mestrado em Comunicação e Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Durante sua pesquisa, intitulada Para Além ou Aquém da Representação Política: os Projetos de Lei das Vereadoras na Câmara Municipal de Guarapuava, ela realizou o levantamento histórico e compilou as informações sobre a composição da Casa Legislativa ao longo dos anos. O projeto é orientado pela Professora Doutora Kelly Prudencio.

Baixa representatividade feminina motivou a pesquisa

“Quando comecei a trabalhar na Câmara, em 2021, me inquietou a baixíssima representatividade feminina na vereança”, relembra Rafaela. Ela destaca o contraste entre o número de presidentes da Câmara (51) e o total de vereadoras ao longo da história: apenas 12 mulheres exerceram o mandato.

“Em 170 anos, tivemos 12 vereadoras. Mas quantos homens? Qual é a proporção? Qual a dimensão disso?”, questiona a pesquisadora.

Rafaela explica que, embora já esperasse uma participação histórica reduzida das mulheres, seu objetivo foi investigar como essa representação se manifestava na prática, especialmente sob a ótica da filósofa Nancy Fraser.

Para ela, os espaços de decisão política precisam incorporar o olhar feminino sobre os mais diversos temas. “A representação feminina é sobre oportunizar a perspectiva das mulheres sobre assuntos coletivos”, afirma.

Acesse a planilha completa

A planilha com todas as composições da Câmara de Guarapuava está disponível na íntegra.


 

➡️ Clique aqui para acessar o conteúdo no Google Drive.

error while rendering plone.comments