Câmara recebe encontro de grêmios estudantis

por Imprensa publicado 02/09/2023 17h05, última modificação 04/09/2023 13h38
Evento no Plenário do Poder Legislativo discutiu aspectos da educação e procurou reestruturar a União Municipal dos Estudantes Secundaristas em Guarapuava
Câmara recebe encontro de grêmios estudantis

Estudante Rafaela Cidral foi uma das representantes de Grêmio Estudantil que participou do encontro. Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Na tarde deste sábado, 02/09, dezenas de jovens ligados aos grêmios estudantis de 13 escolas de Guarapuava se reuniram no Plenário do Poder Legislativo. Entre os objetivos da tarde, estavam debates sobre a revogação do Novo Ensino Médio, sobre as plataformas educacionais que vêm sendo utilizadas e a relação da educação com o Governo Estadual.

A pauta principal do dia, porém, foi a reestruturação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES). Uma organização que reuniria as lideranças estudantis de diversas instituições da cidade.

Voz para os movimentos

O presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, Eduardo Oliveira, foi um dos organizadores do encontro. “A gente entende da necessidade de UMES em Guarapuava. Entendemos que está muito precarizada a educação no Paraná e no Brasil. O intuito dessa criação é unir os estudantes em prol de uma educação mais digna para todos”, explicou o estudante.

Rafaela Cidral, vice-líder do Grêmio Estudantil do Colégio Visconde de Guarapuava, disse que a oportunidade de se encontrar e conversar sobre os temas levantados na reunião foi interessante. “Temos conversado muito com os professores, essa é uma reclamação diária deles e também dos alunos, um cansaço extremo, uma apatia extrema no sistema”, comentou a respeito do estado da educação.

Portas abertas

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, e a vereadora Cris Wainer (PT), prestigiaram o evento. Ela aproveitou a ocasião para parabenizar aos jovens pela iniciativa. "Meu papel hoje é de escuta. De ouvir o que vocês estão reivindicando. Quem bom que a juventude se coloca como protagonista e vem hoje para um espaço como a Câmara para colocar o que vocês estão buscando", disse a vereadora.

Ao deferir o pedido pelo empréstimo do plenário, Pedro Moraes se disse imensamente honrado. “É uma grande alegria recebê-los aqui, minha jornada na política iniciou no movimento estudantil. Acredito que existem diversos jovens, participantes de grêmios, que futuramente ocuparam o Plenário desta Casa como parlamentares”, projetou.

Além disso, o Presidente reforçou que o Poder Legislativo mantém as portas abertas aos movimentos estudantis. “A política e população de Guarapuava necessitam de jovens comprometidos e entusiasmados em construir uma sociedade justa e igualitária”, completou.