GUARAPUAVA TORNA SEUS PROCESSOS PÚBLICOS 100% DIGITAIS
Guarapuava é considerada um modelo de cidade digital e caminha para ser uma cidade inteligente. Como forma de tornar mais prático o dia a dia do cidadão, a prefeitura Municipal desenvolveu o programa Guarapuava Digital. Lançado na manhã desta quinta-feira (13), o programa tem como objetivo facilitar a prestação de serviços públicos através da Plataforma Online GOV BR Processo Digital, da Governança Brasil, desenvolvida pela empresa 1Doc. Representando a Câmara Legislativa de Guarapuava, o vereador Germano Toledo Alves (PODEMOS), enalteceu a nova ferramenta municipal que irá facilitar o processo de serviços públicos ao cidadão. “É uma felicidade estar aqui e ser parceiro de mais um projeto dessa gestão que trará inovação e eficiência para os processos da Prefeitura. Será mais uma forma também para nós, representantes da população, podermos fiscalizar esses processos públicos com transparência”, ressaltou.
“Trabalhamos sempre para aproximar os serviços da Prefeitura da população e temos a ciência de que o uso da tecnologia, a modernização das nossas plataformas e a inteligência das ferramentas é fundamental para essa inclusão e aproximação. Precisamos estar acessíveis, perto da realidade dos nossos moradores e estar online é estar mais perto, atualmente. Temos iniciativas de modernização já em prática em diversas frentes, como o Estar Digital, o Alvará Web, os processos licitatórios online e, agora, com o Guarapuava Digital, vamos ampliar nosso alcance como facilitadores do serviço público. Tenho certeza que esse é um passo marcante e inclusivo para a gestão pública de Guarapuava, um marco para a relação entre o cidadão e o poder público”, enfatizou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.
De acordo, com a secretária de Administração, Denise Abreu Turco, esse programa garantirá a informatização dos serviços por meio da plataforma digital, integrando a comunicação interna e externa em um ambiente virtual. Assim, os documentos que tramitam de forma segura e agilizada entre os departamentos, estarão mais acessíveis, rápidos e práticos, mantendo a população o acesso e acompanhamento dos processos do Poder Público com transparência. “A Prefeitura trabalha para atender o cidadão. Precisamos ter meios de acesso ágil, seguro, transparente e resolutivo utilizando o melhor que a tecnologia nos proporciona, uma vez que já vivemos na cultura digital”, considerou.
Neste momento de pandemia o programa se torna mais uma ferramenta importante para o cumprimento das medidas locais de enfrentamento à Covid-19, evitando aglomerações e facilitando o os serviços prestados à população. “Estamos lançando agora a primeira etapa do Programa. No primeiro acesso, o cidadão fará um cadastro com seus dados pessoais e já poderá abrir um protocolo. A partir da segunda vez, basta acessar com o usuário e senha e ele poderá acompanhar os protocolos que estão abertos e realizar a abertura de outros. Inclusive, o novo serviço garante a emissão de boletos para dar continuidade nos processos. Já na segunda etapa, que terá início nos próximos dias, teremos a aprovação de Projetos, com tramitação a análise digital pelos servidores”, explicou o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Luiz Augusto de Abreu.
O programa Guarapuava Digital entrará em vigor a partir de segunda (17) para tramitação interna, externa e de protocolos para Prefeitura e Fundação Proteger. Para acessá-la, basta entrar na aba Serviços, na parte inferior do site oficial do Município. Logo, a instalação também está prevista para o Instituto de Previdência de Guarapuava. Os serviços que estão disponíveis da nova Plataforma Online GOVBR Processo Digital, são:
Protocolo WEB: cidadão conseguirá realizar a abertura e acompanhamento dos protocolos na Prefeitura de Guarapuava, através do Portal de Serviços, tais como numeração predial, corte de árvores, isenção do IPTU, regularização fundiária e recursos de processos administrativos, por exemplo.
Ouvidoria: espaço destinado para a abertura de uma demanda ao município, de forma rápida e clara, como também a possibilidade do georreferenciamento e inclusão de arquivos e fotos. Por exemplo, se o cidadão quiser oficializar algum tipo de denúncia ou reclamação sobre serviços e espaços públicos, como iluminação pública ou coleta de lixo, pode fazê-la de forma digital, inserindo ainda imagens que comprovem e detalhem sua demanda.
Por Assessoria









