GUARAPUAVA TEM REPERCUSSÃO NACIONAL COMO REFERÊNCIAS NA PESQUISA GENÔMICA ACERCA DO CORONAVIRUS
O Fantástico exibiu na noite do último domingo (05), Guarapuava como uma das referências na pesquisa genômica, repercutida em cenário nacional. “Nós ficamos orgulhosos em ver a nossa cidade sendo referência, virando notícia nacionalmente. Nós acreditamos na pesquisa, compramos essa ideia e lutamos por ela”, celebrou o presidente da Câmara, João Napoleão.
Na reportagem, o coordenador do curso de Medicina da Unicentro, David Livingstone Figueiredo, mostrou que Guarapuava está no caminho certo. “Guarapuava é uma das cidades em que há investimentos na pesquisa, viabilizando recursos oriundos do legislativo, para iniciação de projetos, que vão trazer melhoria para população, só temos a ganhar com isso”. disse o integrante do Comitê de Monitoramento da Covid-19 e presidente do Instituto de Pesquisa do Câncer (Ipec), David Livingstone Figueiredo.
O projeto em parceria com a USP, Unesp, da Espanha, Itália e Estados Unidos, tem como intuito, usar a pesquisa genética para identificar a relação entre a saúde de pacientes de covid-19 e o seu impacto que pode provocar em pessoas de diferentes idades e níveis de manifestação da doença. “Já sabemos que pessoas com idades avançadas, obesidade, doenças cardiovasculares, câncer ou diabetes, e que homens são levemente mais propensos a morrer de covid 19”, explicou, David Livingstone Figueiredo, enfatizando que o estudo ainda, vai tentar responder se alguns indivíduos apresentam mais propensão para desenvolver os níveis mais graves da doença e se haveria um fator genético inerente a estes pacientes que os torna mais propensos a desenvolver a doença.
O médico ainda, enfatizou que o projeto é apoiado por recursos oriundos do poder legislativo e o Governo do Estado. No início do mês, a Câmara de Vereadores devolveu R$ 1 milhão aos cofres da Prefeitura “O dinheiro, que é fruto da economia e corte de gastos, foi pensado na saúde da nossa população, mas, através do financiamento da pesquisa ajudará também pessoas do Brasil inteiro na solução de problemas através da medicina genômica. É uma parceria que marca história”, comemora o presidente, João Napoleão.
Por Assessoria de imprensa









