Ex-vereador Norton Bastos lutava contra o câncer e morreu aos 82 anos de idade
A Câmara de Vereadores de Guarapuava recebeu Norton Pacheco Bastos para a sua última homenagem. Ele foi velado no saguão de entrada das dependências do legislativo. O ex-vereador ocupou por três mandados uma cadeira. Nos anos de 1997 a 2000, de 1989 a 1992 e de 1977 a 1982.
Norton era membro de tradicional família de políticos que por anos defenderam a bandeira do MDB, sob a liderança do ex-prefeito Nivaldo Kruger. Era irmão de Cândido Pacheco Bastos, ex-prefeito de Guarapuava, e da educadora Laura de Bastos Pupo, ex-secretária municipal da Educação. Era filho da professora Laura Pacheco Bastos e de Romeu Bastos.
O dentista Norton Bastos foi um dos principais dirigentes do antigo Grêmio Esportivo do Oeste, também diretor do extinto Cine Guará e um dos pioneiros como representante da marca Antarctica no Paraná Central. Foi fundador do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava na década de 1970, o que motivou o seu filho, também dentista, Rodrigo Bastos, a ser um dos grandes nomes mundiais de tiro na modalidade fossa olímpica.
Norton Bastos foi muito atuante, não só na política. Teve seu nome marcado na história do nosso município.
Quem teve o privilégio conhece-lo conta que era uma pessoa de um bom coração e que agora deixa saudades para os familiares e amigos.
"Meu amigo particular. Uma pessoa do bem e que marcou história na política e na vida privada como dentista. Norton era sinônimo de seriedade e honestidade. Que Deus o acolha, meu amigo doutor Norton", são as palavras de despedida do presidente da Câmara de Guarapuava, João Napoleão.
Norton Bastos foi sepultado na manhã deste dia 7 de maio, aos 82 anos de idade. Lutava contra o câncer de intestino, passou por cirurgia e o quadro clínico se agravou no início da noite desta quarta-feira, dia 6, onde teve falência múltipla dos órgãos.