Você está aqui: Página Inicial / BOAS-VINDAS AO NOSSO NOVO BISPO DE GUARAPUAVA, DOM AMILTON

BOAS-VINDAS AO NOSSO NOVO BISPO DE GUARAPUAVA, DOM AMILTON

por Pamela — publicado 21/07/2020 15h50, última modificação 21/07/2020 15h53
 João Napoleão fez questão de receber o quinto bispo de Guarapuava. Participou, na manhã deste sábado (18 de julho), da cerimônia restrita (devido a pandemia) de posse de Dom Amilton Manoel da Silva, na Catedral Nossa Senhora de Belém.
“Tive a oportunidade de dar as boas-vindas ao nosso novo bispo Dom Amilton e, também, de agradecer Dom Wagner pelos anos de dedicação e de carinho com a nossa população”, frisou o vereador João Napoleão, que representou o legislativo guarapuavano na cerimônia.
A data importante para os cristãos marcou o encontro dos três poderes. Um fato histórico na Diocese de Guarapuava, executivo (prefeito Cesar Silvestri Filho), legislativo municipal e estadual (João Napoleão e deputada Cristina Silvestri) e judiciário (juíza Carmen Silvania Zolandeck Mondin) na posse de um bispo. “É uma grande satisfação poder presenciar um momento tão importante”, frisa João Napoleão.
MISSA FESTIVA
 Participaram da missa, apenas autoridades civis previamente convidadas e membros do clero, além de religiosos e equipes técnicas responsáveis pela transmissão do evento pelos veículos de comunicação da diocese de Guarapuava, tais como rádios, portais de notícias, além de páginas do Facebook da instituição. A TV Evangelizar fará a cobertura de toda a missa. De suas casas ou locais de trabalho, as pessoas poderão acompanhar o evento religioso que se configura como um dos mais importantes para a Igreja do Paraná.
No entanto, no dia 3 de outubro, dependendo da curva da Covid-19 (com confirmação e convites a serem feitos em tempo), haverá uma missa festiva de posse, com a presença de bispos, presbíteros e de todo o povo de Deus. Para tanto, o bispado de Guarapuava sublinha que esta data está sujeita a confirmação prévia.
SOBRE O BISPO
Dom Amilton Manoel da Silva, nasceu em 02 de março de 1963, em Osvaldo Cruz (SP). Ingressou na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), em 1991. Cursou filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba - PR, de 1992 a 1995. Possui bacharelado e licenciatura em filosofia, história e psicologia. Cursou teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), de 1997 a 2000. Possui especialização em formação humana, espiritualidade, liturgia e parapsicologia.
Fez a sua primeira profissão religiosa no dia 18 de janeiro de 1997, e foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 2000, por Dom Luciano Mendes de Almeida (in memória), arcebispo de Mariana – MG.
Como presbítero, foi coordenador da equipe de espiritualidade da família Passionista do Brasil (2002 a 2009) e secretário dos superiores maiores passionistas da América Latina (2004 a 2007). Na Província do Calvário, atuou como vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora do Rosário e Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo – PR (2001 a 2007), formador dos postulantes (2001 a 2003), mestre dos noviços (2004 a 2012), conselheiro provincial (2009 a 2011), superior provincial (2012 a 2017), pároco da paróquia São Paulo da Cruz, em São Paulo, Capital (primeiro semestre de 2017) e membro da secretaria de formação do Conselho Geral dos Passionistas (2014 a 2017).
Foi nomeado bispo titular da diocese de Tusuro (Tunísia) e bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba - PR, pelo Papa Francisco, no dia 07 de junho de 2017, sagrado no dia 19 de agosto de 2017, por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba – PR, e apresentado como bispo Auxiliar, no dia 08 de setembro de 2017. Seu Lema Episcopal: é CHRISTI IN CRUCE GLORIARI “Gloriar-se na cruz de Cristo” (Gl 6,14).
Na Arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de liturgia, comunicação, missão, juventude e Conferência dos Religiosos do Brasil 6+9CRB. No Regional Sul 2 – CNBB, é secretário dos Bispos, desde 2017 e referencial para o setor juvenil. Desde 2019, é membro da comissão Pastoral Juvenil da CNBB, e em julho deste mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Em 6 de maio de 2020, foi nomeado bispo da diocese de Guarapuava, substituindo Dom Antônio Wagner da Silva, que pediu renúncia por causa da idade.
Por Assessoria

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão