Professora Terezinha

por Imprensa publicado 17/03/2023 18h25, última modificação 17/03/2023 18h42

Professora Terezinha é natural de Coronel Vivida/PR. Filha de pequenos agricultores. Para continuar estudando, com 12 anos de idade foi morar na cidade, trabalhando de babá e doméstica durante o dia, estudando à noite.
Iniciou na profissão de professora, ainda quando cursava o Magistério. Foi catequista e liderança de grupo de jovens. Tomou gosto pela política na militância estudantil e pastoral, na adolescência. Mais tarde filiou-se ao Partido dos Trabalhadores.

Foi professora municipal em Laranjeiras do Sul/PR, onde presidiu a Associação dos Professores Municipais em 1987 e 1988.

Em 1989 mudou-se para Guarapuava para cursar a Faculdade de Letras Literatura, na FAFIG. É professora de português, com especialização em Literaturas Brasileira e Africana.

Em Guarapuava foi professora municipal por cinco anos, sendo Presidenta da Associação dos Professores Municipais por duas gestões.

Ingressou no Magistério Estadual em 1991.

Foi eleita presidenta da APP-SINDICATO – Núcleo Regional de Guarapuava, por quatro gestões.

Em 2016 foi eleita vereadora e em 2020 foi reeleita, sendo a mais votada entre as candidatas mulheres.

Em 2022 foi candidata a Deputada Federal e obteve 11.571 votos, sendo a candidata mais votada no Município de Guarapuava e diplomada como terceira suplente.

Nos seis anos de mandato participou de diversas Comissões Permanentes, promoveu a realização de inúmeras Audiências Públicas e apresentou 33 Projetos de Lei, sendo 23 deles aprovados."

Redes Sociais
Twitter: twitter.com/profterezinhaPT
Instagram: instagram.com/profterezinhapt
Facebook: facebook.com/profterezinhaPT